A bomba movida a energia solar para poço artesiano é uma alternativa cada vez mais procurada, não só por sua grande economia, mas também pela qualidade, baixa manutenção e sustentabilidade
A maioria dos poços tubulares profundos precisa de um conjunto de bombeamento, também conhecido como motobomba, para funcionar e jorrar água.
A bomba é, portanto, um componente importante – se não o mais importante - do poço artesiano.
Dependendo de características como o diâmetro, a profundidade e a vazão de água do poço, diferentes tipos de bomba podem ser utilizados.
Enquanto existem várias marcas e modelos no mercado, um dos mais procurados atualmente é a bomba movida a energia solar.
Saiba como funciona o bombeamento solar para poços artesianos, quais são os diferenciais deste tipo de bomba e quanto custa uma bomba com painel solar fotovoltaico.
Bomba solar para poço artesiano: como funciona
Hoje em dia, o tipo de bomba mais utilizado em poços profundos é o modelo submerso. Para trazer a água do fundo do poço até a superfície, a bomba submersa conta com um motor, que pode funcionar com energia elétrica ou solar.
No caso das bombas movidas a energia solar, é necessário instalar um conjunto composto basicamente por uma motobomba (bombeador e motor) e um ou mais painéis fotovoltaicos.
A energia é obtida através da conversão da luz solar em eletricidade nas células fotovoltaicas dentro dos painéis. A bomba, por sua vez, é alimentada diretamente pelos painéis, sem necessidade de infraestrutura de rede elétrica, como cabos ou quadro de força.
Da mesma forma que motobombas convencionais, existem diferentes opções de bomba solar, adequadas para determinadas vazões e diâmetros de um poço artesiano.
Por exemplo, a linha Écaros da Ebara, uma das melhores fabricantes de motobombas, possui diferentes modelos capazes de extrair água de poços artesianos com vazão de 1 a 15 metros cúbicos (1.000 a 15.000 litros) por hora.
A quantidade de painéis solares recomendada é calculada com base na potência da bomba. Para bombas de 270 a 750W, por exemplo, aconselha-se até três painéis solares.
Existem ainda modelos mais potentes com o uso de até 6 ou 8 painéis solares fotovoltaicos, por exemplo.
Principais vantagens da bomba movida a energia solar
O benefício mais aparente de usar bombas solares é, sem dúvida, a economia – ou seja, evita-se qualquer gasto com energia.
Porém, a bomba solar também tem outras vantagens, como
Não depender de rede elétrica, podendo ser instalada em lugares remotos;
Qualidade e eficiência;
Excelente vida útil, com corpo em aço inox;
Fácil instalação;
Baixa manutenção;
Energia limpa e sustentável.
Quanto custa uma bomba com painel solar fotovoltaico para poço artesiano?
O uso de energia solar fotovoltaica tem crescido muito no Brasil. Como a procura por essa tecnologia tem aumentado, ela tem se tornado melhor e cada vez mais acessível.
De forma geral, o custo médio de uma bomba solar para poço artesiano é competitivo.
Enquanto este equipamento, sozinho, tem um valor bastante semelhante ao de uma motobomba convencional movida a energia elétrica, os painéis fotovoltaicos e seus suportes encarecem um pouco o conjunto.
De toda forma, essa escolha pode compensar a longo prazo pela economia na conta de energia.
Em média, um conjunto de bombeamento solar com painéis fotovoltaicos inclusos para abastecer uma residência ou chácara com um poço artesiano com uma vazão de aproximadamente 1.000 litros por hora pode custar cerca de R$ 25 a 29 mil.
Vale observar que esses valores são apenas estimativas - o preço final dependerá de vários fatores, como modelo escolhido, aquisição de acessórios, adequações de instalação e necessidades específicas do cliente.
Tem mais dúvidas ou gostaria de solicitar um orçamento? Fale conosco! Será um prazer ajudá-lo.
LEIA TAMBÉM: Poço artesiano: principais vantagens e desvantagens
Este preço de 25000 a 29000 não está errado?