Precisa de pouca água e procura uma alternativa mais barata? Entenda por que um poço semi artesiano pode sair muito mais caro do que você pensa
O poço semi artesiano é uma alternativa muito procurada por quem deseja suprir uma necessidade baixa de água, ou por quem quer pagar mais barato.
Quando falamos em custo-benefício, porém, o preço a se pagar por um poço semi artesiano pode ser bem maior do que você pensa. Vamos explicar abaixo por quê.
Mas antes, um aviso importante: o poço ao qual estamos nos referindo é um de no máximo 60 metros, que capta água de fontes superficiais, acumulada da chuva, nas primeiras camadas do solo. Ele é popularmente conhecido como “semi artesiano”, embora esse temo não seja muito adequado – tecnicamente, ele serve para designar qualquer poço que precise de um conjunto de bombeamento para funcionar. Saiba mais aqui.
Poço semi artesiano x poço tubular profundo
Existem grandes diferenças entre poços mais rasos versus poços tubulares profundos. A principal é que o poço mais simples não leva nenhuma camada de revestimento. Ao captar água de fontes superficiais, ele sofre com dois problemas: contaminação e probabilidade de secar.
Já poços tubulares profundos captam água de fontes subterrâneas muito mais seguras, como aquíferos e formações rochosas cristalinas, filtrada através de milhares de anos pela terra. As camadas superficiais são revestidas justamente para não contaminarem essa fonte muito mais abundante e limpa.
Por que não contratar um poço “semi artesiano”
Se você quer utilizar a água para consumo humano, jamais faça um poço semi artesiano. A água da chuva que ele capta vem com todo tipo de contaminantes, como restos orgânicos de animais mortos, agrotóxicos etc.
Sei o que você está pensando: conheço gente que bebeu a vida toda e nada aconteceu. Não é bem assim – muitas vezes, os coliformes e outros contaminantes causam sintomas leves, como dores de cabeça ou de barriga, e não percebemos que eles se devem à água que estamos tomando. Além disso, podem causar sintomas piores. Você não arriscaria a saúde de sua família, certo?
Um poço desses normalmente só atende bem caso seja utilizado para irrigação, paisagismo, talvez para o consumo de animais. Também não costuma ter vazão alta - se você precisa de uma grande quantidade de água, esqueça esse tipo de projeto. Se você tiver uma fazenda produtiva ou não tiver acesso a outras fontes de abastecimento, esqueça também, afinal, a probabilidade de ficar sem água em algum momento do ano é grande. O semi artesiano precisa de estações chuvosas para funcionar.
E tem ainda mais um inconveniente: nessas épocas, a água desses poços costuma sair suja, e é muito comum que manche louças, como pias e vasos sanitários, deixando-as com aquele aspecto famoso de ferrugem. Nada legal, não é mesmo?
E sequer entramos no mérito de que poços regularizados são os que seguem todas as normas técnicas, incluindo camada de revestimento. Poços semi artesianos são sujeitos a multas e sanções.
O investimento em um poço tubular profundo é um pouco mais alto, mas não precisa ser absurdo. Existem diferentes tipos de profundidade e materiais com os quais trabalhar. Contrate uma empresa transparente e escolha uma forma de pagamento que caiba no seu bolso. Assim, você terá um poço seguro e com excelente vida útil para deixar de herança a toda sua família.
Tem mais dúvidas ou gostaria de um orçamento personalizado para um poço tubular profundo? Fale conosco! Será um prazer ajudá-lo.